LONGO CAMINHO
PARA A LIBERDADE
NELSON MANDELA
Autobiografia
Nelson Mandela é um dos grandes lideres morais e políticos de nosso tempo cuja vida exemplar inteiramente consagrada á afirmação da dignidade do homem e à luta contra a opressão racial na África do Sul lhe valeu o Prémio Nobel da Paz e a presidência do seu país.
Desde a sua libertação triunfal em 1990, após mais de um quarto de século de prisão, Mandela passou a estar no centro do drama politico mais fascinante e inspirador do mundo. Como presidente do Congresso Nacional Africano e chefe do movimento anti-arpartheid da África do Sul, desempenhou um papel fulcral na passagem do seu país para um governo multi-racial e da maioria. É mundialmente admirado como uma força vital na luta pelos direitos humanos e pela igualdade racial.
Longo Caminho para a Liberdade é a sua comovente e estimulante autobiografia, um livro que merece um lugar ao lado das memórias mais prestigiadas das grandes figuras da História. Pela primeira vez, Nelson Rohlihlahla Mandela conta a história extraordinaria da sua vida — uma narrativa épica de luta, contrariedades, esperanca renovada e triunfo final que era, até este momento, practicamente desconhecida. Para milhôes de pessoas em todo o mundo, Nelso Mandela representa, como nenhuma outra personalidade viva, o triunfo da dignidade e da esperança sobre o desespero e o ódio.
Longo Caminho para a Liberdade condensa ess espirito num livro para sempre.
Uma autobigrafia lúcida e instrutiva. (...)
- Longo Caminho para a Liberdade é uma revelação permanente que dá densidade e, por vezes, contribui para corrigir a impresso simplista que um conflito gigantesco deixa, de um modo geral, aos participantes distantes, indirectos, como se os seus actores pricipais tivessem simplesmente nascido para o conflito e tivessem sido definidos por ele, sem outras dimensões humanas.
- Wole Soyinka — Premio Nobel da Literatura, "Le Monde"
- Que esta autobiografia seja um documento subjectivo, aceita-se, mais ela é, ao mesmo tempo, uma lição de política na sua dimensão verdadeira.
- Claude Meillassoux, "La Quuinzaine Littéraire"
- Nelson Mandela é um politico fora do comum — nada de menos, nada de mais. O seu combate permitiu oo triunfo da justiça, da moral e da dignidade do homem. Merece o nosso reconhecimento.
- Marc Epstein, "L'Express"
- O livro está escrito de forma muito espontånea, sem presunção, com auto-ironia, bumildade e força. É o retrato de uma personalidade, a confissão de um homem. É uma das mais importantes autobiografias politicas do século e ao mesmo tempo uma obra de literatura, com traços de poesia.
- "Frankfurter Allegmeine Zeitung"
- O testemunho de um herói comtemporâneo que tornou possivel o milagre da reconcillação de uma nação.
- "Newsweek"
- Um documento histórico fundamental para compreender os últimos quarenta anos da história do apartheid ma perspectiva do seu mais denodado opositor.
- "The Times Literary Supplement"
- Longo Caminho para a Liberdade é um desses raros livros que se tornam não somente numa referência mas também numa condição da nossa própria naturenza humana.
- André Brink, "Le Figaro"
- Um texto em muitos aspectos admirável. Podemos ver nele um romance de aventuras, um testemunho, um documento, uma profissão de fé, um apelo à coragem. Mas soa, sobretudo, como um canto de amor pela liberdade, encarada pelo autor como uma missão: "libertar ao mesmo tempo o oprimido e o opressor". É necessário ler Mandela.
- Jean David, "VSD"
Additional External Links:
Newsweek Articles:
"Black Power!" Newsweek, May 9, 1994
"Apartheid on the Ash Heap" Newsweek, November 29, 1993
Background Information On South Africa- articles collected as part of Project Cape Town
The Africa Prize for Leadership October, 1994
Additional links collected by OBS
© Copyright 1995, by Campo das Letras.
Paper Edition by Campo das Letras.
© Copyright 1995 Online Edition by OBS. All rights reserved.
These pages are designed to be viewed with Netscape!
Updated on October 10, 1995 by editor@obs-us.com.